Apresentação

I GENXES – Congresso Nacional de Gênero, Sexualidade e Comunidade / IV Debate de Gênero

OPRESSÕES INTERSECCIONAIS E DEMANDAS ESTRUTURAIS

DE 06 A 09 DE MAIO DE 2025

PORTEIRAS-CRATO / REGIÃO DO CARIRI - CE

O I GENXES - Congresso Nacional de Gênero, Sexualidade e Comunidade é um evento de base comunitária, transdisciplinar e extensionista, amparado numa perspectiva interseccional, feminista, queer, antirracista, anticapacitista e anticapitalista. Ele é resultado de uma articulação entre pesquisadores, professores e estudantes da Universidade Regional do Cariri (URCA) com o Núcleo GENXES do Museu Comunitário Casa da Memória de Porteiras e com lideranças comunitárias, militantes dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil (OSCs) da região do Cariri, sul do Estado do Ceará, no Nordeste brasileiro.  

O evento objetiva fortalecer o debate, a produção intelectual e a tomada de iniciativas políticas voltadas à diversidade sexual e de gênero a partir das demandas comunitárias, a fim de contribuir para o enfrentamento da LGBTQIAPN+fobia. O I GENXES é coordenado coletivamente pelo Núcleo de História Oral, Memória e Diversidades (NHISTAL), grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA cadastrado no CNPq; Núcleo GENXES da Casa da Memória de Porteiras/Associação Retratores da Memória de Porteiras REMOP; Centro Acadêmico de História (CAHIS/URCA); Frente de Mulhares do Cariri e Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC). Somando a essa coletividade, há um conjunto de parceiros colaboradores, composto por grupos de pesquisas, laboratórios, núcleos, coletivos, organizações da sociedade civil (OSCs), programas de pós-graduação, lideranças comunitárias e movimentos sociais.

Com o tema Opressões Interseccionais e Demandas Estruturais, o I GENXES colocará em destaque as demandas contemporâneas da comunidade LGBTQIAPN+ e da da Comunidade de mulheres e demais coletivos feministas, entendendo aqui que o feminismo é para todo mundo. A história queer, compreendida como a história das pessoas dissidentes das normativas hegemônicas de gênero, sexo e sexualidade, ou seja, história LGBTQIAPN+, é o ponto de partida para diálogos frutíferos e promisssores com as outras áreas do conhecimento.

Nessa primeira edição, prevista para ocorrer de 06 a 09 de maio de 2025, o GENXES integrará conferências, mesas redondas, eixos comunitários (simpósios temáticos), lançamento de livros, rodas de conversas, miolagens e apresentações culturais. O evento acontecerá de forma unificada ao IV Debade de Gênero, protagonizado pelos estudantes do CAHIS/URCA.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS E JUSTIFICATIVA

O congresso GENXES é resultado dos desdobramentos e da ampliação do projeto de extensão universitária GENXES: Oficina de Ensino de História, Gênero e Sexualidade. Desenvolvido desde 2018, ele está cadastrado junto ao NHISTAL, sob a coordenação do professor Cícero Joaquim dos Santos, sendo vinculado ao Departamento de História da URCA, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão desta IES.

Esse projeto vem colaborando para a formação de públicos diversos nos espaços educativos escolares e não escolares existentes na região do Cariri, tantos aqueles formais quanto os não formais, do campo e da cidade. Esta ação de extensão consiste na realização de oficinas de ensino de história que incorporam saberes históricos tocantes às relações de gênero e sexualidades dissidentes, a fim de construir consciência histórica e posturas políticas de enfretamento das desigualdades de gênero e sexualidades.

 À luz da história, as relações de gênero e sexualidades ganham sentidos particulares, pois podem ser elucidadas as historicidades constitutivas do masculino, do feminino e de outras expressões de gênero, bem como as relações de poder que historicamente as hierarquizaram, além dos valores sociais e processos relacionados à violência de gênero e sexualidades, entre outras singularidades, em tempos e espaços específicos. Formar públicos amplos sobre os entrelaçamentos da história com a diversidade sexual e de gênero e os direitos humanos é um percurso fundamental para revertermos os índices de exclusão e violência que atingem as mulheres e pessoas LGBTQIAPN+. Nesse sentido, os espaços educativos formais e não formais podem desempenhar papéis fulcrais na formação dos sujeitos para a valorização da diversidade sexual e de gênero e, assim, colaborar para a desconstrução de narrativas e discursos antidemocráticos, estereotipados e marcados pela discriminação de classe, gênero, sexualidade, étnica/racial, religiosa, capacitista, espacial e etc. De igual modo, podem colaborar para a construção de contranarrativas que incorporem os saberes e as experiências históricas de sujeitos, grupos e comunidades antes silenciado(as) e renegado(as), contribuindo assim para o combate ao epistemicídio e as opressões interseccionais.

Vale mencionar que no ano de 2020, em virtude da pandemia de COVID-19, as atividades do GENXES foram direcionadas às redes sociais (perfil @genxes no instagram). No ano de 2023, o projeto voltou a realizar formações presenciais nos espaços educativos escolares e não escolares, especialmente em Porteiras. Naquele ano, o Museu Comunitário Casa da Memória de Porteiras (que já possuía parceria com o NHISTAL desde sua criação, em 2015) criou o Núcleo GENXES: Acolhimento e Empoderamento LGBTQIAPN+, com o apoio do Fundo Positivo LGBTQIA+, mediante aprovação de um projeto no 12 Edital Anual.

Em 19 de abril de 2024, o Núcleo GENXES foi aprovado como um Programa de Extensão pelo Colegiado do Departamento de História da URCA, fortalecendo, assim, os vínculos da universidade com a comunidade LGBTQIAPN+, mediante as ações educativas promovidos pelo núcleo. Por fim, em 2024, o projeto voltou a ampliar seu alcance nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte, realizando a oficina GENXES na URCA, em escolas e espaços formativos não escolares.

Cabe lembrar que no Campus do Pimenta da URCA, no Crato, os estudantes do Centro Acadêmico de História (CAHIS) e de outros coletivos estudantis vem reivindicando mudanças sociais e políticas institucionais tocantes à valorização das diferenças, o combate às opressões interseccionais e a garantia de permanência estudantil de LGBTQIAPN+ na URCA. Um exemplo disso, foi a cobrança e a incorporação do nome social (pessoas trans e travestis) na instituição, bem como a realização de três edições dos Debates de Gênero. A convite da gestão atual do CAHIS, o I GENXES ocorrerá de forma unificada ao IV Debate de Gênero.

Considerada como a segunda região mais violenta dentro do Estado do Ceará para a população LGBTQIAPN+, bem como identificada como uma das regiões mais violentas para as mulheres, consequências e continuidades da sua formação histórica, social, cultural, econômica e política, a região do Cariri demanda, urgentemente, políticas públicas mais eficazes para combater as opressões interseccionais que afetam LGBTQIAPN+ e mulheres. Portanto, o debate sobre opressões de gênero e sexualidades nas e a partir das COMUNIDADES é fundamental e inadiável, sendo um canal promissor para a construção de contranarrativas, de práticas de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com as problemáticas que atravessam os gêneros e as dissidências sexuais, bem como para a elaboração de propostas alternativas visando a construção e o aperfeiçoamento de políticas públicas interseccionais, feministas, queer, anticapacitistas, anticapitalistas e antirracistas.

OBJETIVOS 

Objetivo Geral:

Contribuir para a produção e difusão de conhecimentos históricos e transdisciplinares sobre as questões de gênero e sexualidades dissidentes, mediante interfaces e interlocuções entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitárias a partir das demandas comunitárias.

Objetivos Específicos:

  • Apresentar propostas alternativas para o enfrentamento da violência de gênero e da LGBTQIAPN+fobia ;
  • Colaborar para a construção de políticas de ações afirmativas para a comunidade LGBTQIAPN+  nas instituições de ensino superior do Cariri e nas políticas educacionais estaduais e municipais;
  • Promover as formações GENXES, momentos colaborativos de base comunitária dedicados ao Empoderamento LGBTQIAPN+ e à Educação Comunitária contra as opressões de gênero e sexualidades;
  • Fortalecer a participação cidadã na organização e sistematização das diferentes demandas dos coletivos, instituições e órgãos pró-LGBTQIAPN+ do Cariri;
  • Contribuir para a formação da consciência histórica nos espaços educativos escolares e não escolares acerca das relações de gênero e sexualidades, a fim de fecundar outros debates em contraponto à “ideologia de gênero” e aos discursos e práticas que excluem, violentam e segregam sujeitos;
  • Aprimorar redes de colaboração e mecanismos de apoio mútuo entre sujeitos e grupos comunitários em situação de desvantagem social;
  • Colaborar para a construção de políticas públicas de enfrentamento às opressões interseccionais que afetam a comunidade LGBTQIAPN+ e as mulheres;
  • Compreender a construção, profusão e novos desdobramentos da história das mulheres, das relações gênero e história queer em diálogo com os movimentos sociais, as teorias feministas e novas perspectivas das pesquisas científicas na contemporaneidade;
  • Compreender e combater as estruturas do patriarcado e as permanências opressoras do sistema moderno/colonial de gênero;
  • Analisar o desenvolvimento dos estudos de gênero na produção historiográfica brasileira contemporânea de um ponto de vista interdisciplinar, observando os temas, objetos, fontes, problematizações e diálogos presentes nessas práticas de pesquisa.

 

REALIZAÇÃO

NÚCLEO DE HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIA E DIVERSIDADES – NHISTAL

NÚCLEO GENXES / ASSOCIAÇÃO RETRATORES DA MEMÓRIA DE PORTEIRAS

CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA – CAHIS/URCA

FRENTE DE MULHERES DO CARIRI

GRUPO DE VALORIZAÇÃO NEGRA DO CARIRI - GRUNEC

 

PARCERIAS

BIXÓRIDA – LABORATÓRIO DE ESTUDOS E CRIAÇÃO

ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO – ACEDI

CASA DA MEMÓRIA DE PORTEIRAS

COLETIVO TRANSMASCULINES DO CARIRI - CTRANS

COLETIVO TRAS E TRAVESTI DO CARIRI -CTRANS TRAVESTIS

COLETIVO CAMARADAS

COLETIVO MÃES E PAIS DA DIVERSIDADE

COLETIVO NEGRO – URCA/IGUATU

COLETIVO JURIS’EQUIDADE – DIREITO/URCA

/ TERREIRO DAS PRETAS / PROJETO OLIVEIRAS

QUINTAL DELU’S

GRUPO DE ESTUDO GÊNERO, CORPO E RELIGIOSIDADE – GRECOGERE

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DISCURSOS, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO - DISCE

LABORTÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GÊNERO, EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E DIFEREÇA - LEGRAR

LABORATÓRIO DE PESQUISAS EM HISTÓRIA CULTURAL – LAPEHC 

LABORATÓRIO DE PESQUISAS SOCIAIS EM ENFERMAGEM E SAÚDE COLETIVA - VOZES

MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO – PMPEDU/URCA

MUSEU DA MEMÓRIA E DIVERSIDADE SEXUAL DO CARIRI E CEARÁ - MMDCARIRI

NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - NEGRER

NÚCLEO DE ESTUDOS DE DESCOLONIZAÇÃO DO SABER - NEDESA

NÚCLEO DE PESQUISA EM ENSINO, HISTÓRIA E CIDADANIA - NUPHISC

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA – PROFHISTÓRIA/URCA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – PROEX/URCA

Programação

I GENXES – Congresso Nacional de Gênero, Sexualidade e Comunidade / IV Debate de Gênero

06/05/2025

07/05/2025

08/05/2025

09/05/2025

Comitê técnico do Evento

I GENXES – Congresso Nacional de Gênero, Sexualidade e Comunidade / IV Debate de Gênero

    COMISSÃO ORGANIZADORA

    Coordenação Geral: Prof. Dr. Cícero Joaquim dos Santos (NHISTAL/GENXES)

    Comunidade Docente URCA

    Prof. Dr. Alef Diogo da Silva Santana – VOZES

    Profa. Dra. Antônia Eudivânia de Oliveira Silva – LEGRAR

    Prof. Dra. Cícera Nunes – NEGRER

    Profa. Dra. Iara Maria de Araújo - LEGRAR

    Profa. Dra. Maria de Fátima de Morais Pinho – SINDURCA

    Prof. Dr. Jaime Valim Manssan – NHISTAL

    Profa. Dr. José dos Santos Costa Júnior – NUPHISC

    Profa. Dra. Maria Lucélia de Andrade – GRECOGERE

    Prof. Dr. Luiz Carlos Carvalho Siqueira – DISCE

    Profa. Dra. Rúbia Micheline Moreira Cavalcanti – NHISTAL

    Profa. Dra. Renata da Silva Barbosa – NHISTAL

    Profa. Dra. Thiago de Abreu e Lima Florencio – NEDESA

    Profa. Dra. Tereza Cândida Alves Diniz – NHISTAL

    Profa. Dra. Zuleide Fernandes de Queiroz – SINDURCA

    Comunidade Estudantil URCA

    Ana Elisa Pereira da Costa – Movimento Estudantil

    Alex Willamy Macambira Gatinho – Movimento Estudantil 

    Amanda Monique Fernandes Siqueira – PMPEDU/NHISTAL

    Clara Edilsânia Nogueira da Silva – PMPEDU/NHISTAL

    Charlie Renatti da Silva – CA de História / Ctrans Masculines

    Erinaldo Gualberto da Silva – PMPEDU/UNHISTAL

    João Victor Soares Damasceno – Movimento Estudantil

    Luiz Wendesteny Silva Teixeira – Coletivo Juris’Equidade

    Maria Carolline Alves de Araújo – Movimento Estudantil

    Francisco Helder da Silva Filho – NHISTAL

    Comunidades e Movimentos Sociais

    Ana Verônica Barbosa Isidorio – Frente de Mulheres do Cariri

    Antônio Carlos Dias de Oliveira – Projeto Oliveiras /GRUNEC 

     Eliete da Silva Santos  Associação REMOP

              Gilney Matos Mota – ACEDI / MMDCariri

              Oliver Dias de Oliveira - Projeto Oliveiras/GRUNEC          

              Nessah Esther Sindrim - Ctrans Travesti

    Tayná da Silva Batista – Coletivo Camaradas

    Verônica Neuma das Neves Carvalho – Terreiro das Pretas /GRUNEC

    Valéria Gercina das Neves Carvalho – Terreiro das Pretas / GRUNEC

    Wandealyson Dourado Landim Santos - Bixórdia 

    Comunidade Núcleo GENXES – Porteiras/CE

    Adão Pedro dos Santos – Quilombo dos Souza

    Carliane Ventura dos Santos – Quilombola dos Souza

    João Diego Soares Rodrigues

    Kelly Martins Morais

    Leninha Borges

    Maria Helena de França -

    Valderlância Marculino

    Sérgio Magalhães  

    COMISSÃO CIENTÍFICA

    Profa. Dra. Ana Rita Fonteles (UFC)

    Profa. Dra. Ana Paula dos Santos (UFCA)

    Profa. Dra. Célia Santana Silva (UNEB)

    Profa. Dra. Cristiane Bereta da Silva (UDESC)

    Prof. Dr. Fernando Seffner (UFRGS)

    Profa. Dra. Francione Charapa Alves (UFCA)

    Prof. Dr. Glauberto Quirino (URCA)

    Profa. Dra. Joana Maria Pedro (UFSC

    Profa. Dra. Lauri Miranda da Silva (IFRGS)

    Profa. Dra. Mara Genecy Centeno Nogueira (UNIR)

    Profa. Dra. Maristela Carneiro (UFMT)

    Prof. Dr. Reginaldo Ferreira Domingos (UFCA)

    Profa. Dra. Suamy Rafaely Soares (UERN)

    Profa. Dra. Viviane Prado Bezerra (UVA)

     

Submissões

I GENXES – Congresso Nacional de Gênero, Sexualidade e Comunidade / IV Debate de Gênero

Cronograma do Evento

I GENXES – Congresso Nacional de Gênero, Sexualidade e Comunidade / IV Debate de Gênero

    Inscrição para ouvintes: 13/01/25 A 31/03/25

    Apresentação de trabalhos: 13/01/25 a 14/03/25

    Resultado da avaliação das propostas de trabalhos: até 31/03/25

    Inscrição para lançamento de livros: 20/02/25 a 20/03/25

    Resultado das inscrições para lançamento de livros: até 31/03/25

    Realização do evento: de 06 a 09 de maio de 2025

    Envio de texto (resumo expandido ou artigo) para publicação nos Anais: 12/05/25 a 31/07/25

     

     

Atividades do Evento

I GENXES – Congresso Nacional de Gênero, Sexualidade e Comunidade / IV Debate de Gênero













Fale conosco

I GENXES – Congresso Nacional de Gênero, Sexualidade e Comunidade / IV Debate de Gênero

Receba notícias Exclusivas




E-mail oficial do congresso: genxesurca@gmail.com