DE 20 A 27 DE SETEMBRO DE 2025
O surgimento dos adinkras como um conjunto de símbolos gráficos da cultura Akan, proveniente de Gana, remonta a séculos de história e tradição oral africana. Esses símbolos, utilizados para transmitir conhecimentos filosóficos, estéticos, religiosos e sociais são um exemplo de saberes africanos que transcendem o tempo e o espaço. Um desses símbolos, o Sankofa, carrega um significado profundo e essencial: "volte e bueque". Ele nos ensina que olhar para o passado é necessário para compreender o presente e planejar um futuro mais justo.
No contexto do ensino e da educação no Brasil, o conceito e movimento Sankofa tornam-se ferramentas cruciais para a construção de uma pedagogia antirracista, que valoriza a história e a cultura africana e afro-brasileira, recuperando memórias e identidades que foram apagadas pelo colonialismo.
As Leis nº. 10.639/03 e nº. 11.645/98 que alteraram a LDB nº. 9.394/96 tornando obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas foi um marco nas lutas antirracistas no Brasil. Elas respondem diretamente à necessidade de revisitar o passado colonial e escravocrata do país, com o objetivo de formar novas gerações conscientes das suas raízes africanas e indígenas. A elas somam-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (2012), reconhecendo o parentesco das reivindicações desses grupos humanos fundantes dessa nação.
O Sankofa, nesse contexto, funciona como uma metáfora viva para o processo de educação antirracista: ao ensinar as contribuições dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas para a formação da sociedade, o ato de "buscar no passado" revela não apenas a história, mas também novas possibilidades de futuro.
O XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, sediado no Cariri cearense a partir da congregação de diferentes departamentos e grupos de pesquisa da Universidade Regional do Cariri - URCA, de universidades malungas e parceiras: Universidade Federal do Cariri, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, bem como de organizações da sociedade civil: Grupo de Valorização Negra do Cariri, ALDEIAS Ponto de Cultura, focará em 2025 no que estamos nomeando como "Movimento Sankofa: reparação e bem-viver", a fim de analisarmos crítica e (a)efetivamente no que avançamos coletivamente, em qual situação nos encontramos para, enfim, empreendermos no que ainda podemos depositar energias para conquistar o que nos é de direito numa sociedade sonhada por nossas e nossos ancestrais a fim de que gozemos do bem viver como uma realidade de direito.
As ações afirmativas no ensino superior, como as cotas para pessoas negras e indígenas, são conquistas diretas dessas lutas políticas e sociais empreendidas na Améfrica ao longo dos séculos. Movimentos como o liderado por Abdias Nascimento, que lutou incansavelmente pela visibilidade e respeito às culturas negras, do campo das artes visuais às ciências, entendendo a importância das tecnologias estéticas enquanto mundo, representação e imaginação como indeléveis na sedimentação da nossa identidade afro diaspórica ou afro-atlântica para evocar a historiadora quilombola Maria Beatriz Nascimento; as reflexões de Lélia Gonzalez sobre o feminismo negro, racismo estrutural e a necessidade de políticas públicas; ou ainda, mencionando Ailton Krenak, as ideias das quais carecemos para demolir esses mundos higienistas branconcêntricos e cessar o projeto de ruína de outros mundos legados a nós por uma ampla ancestralidade negra e indígenas, são fundamentais para entender o ingresso de pessoas negras e indígenas nas universidades brasileiras, e o bem viver de todas em sociedade.
Esse avanço é também uma materialização do Sankofa: ao olhar para as lutas passadas, como as demandas por justiça social e racial, conseguimos avançar no presente, criando espaços de resistência e formação crítica dentro das instituições acadêmicas que tendem a se espalhar pela sociedade como um todo. Nesse sentido, o ensino superior se torna um campo fértil para a construção de um futuro mais inclusivo e mais plural, onde o conhecimento produzido dialoga com as realidades e necessidades de grupos historicamente marginalizados. bell hooks enfatiza a importância da pedagogia crítica, que valoriza as vozes dos oprimidos e promove a justiça social tendo no amor pelos pares uma premissa central, não um amor romantizado, mas um amor pela vida humana que nos ombreia nas mesmas disputas por existir com dignidade.
O movimento negro e o movimento de mulheres negras e indígenas desempenham um papel essencial na pressão por políticas educacionais mais inclusivas e representativas. Com o Sankofa como guia, o desafio é não apenas ocupar esses espaços, mas também transformá-los, garantindo que o conhecimento seja uma ferramenta de emancipação e construção de futuros mais equitativos, de modo, a honrarmos aquelas e aqueles que no passado iniciaram esse movimento.
O Artefatos da Cultura Negra é uma ação permanente de extensão realizado anualmente no Cariri cearense e que na última semana de setembro ganha o formato de um Congresso Internacional e multidisciplinar a partir de uma rede colaborativa entre as principais instituições de ensino superior do Estado do Ceará, o movimento negro e os terreiros de cultura de tradição negra e indígena da região.
As atividades propostas para o XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra que acontecerão no período de 20 a 27 de setembro de 2025 consistem na realização de palestras, mesas-redondas, exposições artísticas, oficinas, minicursos, grupos temáticos de discussão, sessão de comunicações de pesquisas e relatos de experiências, lançamentos de livros, atividades culturais, cines-debate, feiras culturais e pedagógicos, ações formativas para o público infantil, reuniões científicas entre pesquisadores(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as).
O Artefatos da Cultura Negra tem se constituído enquanto espaço importante de formação política, pedagógica e cultural pautando a necessidade de construção de uma educação antirracista que positive a presença negra na história e na cultura brasileira, ao tempo em que aponta proposições no campo das políticas públicas para a superação das desigualdades étnico-raciais.
As atividades serão realizadas nos auditórios pátios e salas de aula da Universidade Regional do Cariri – URCA nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu – CE, da Universidade Federal do Cariri - UFCA/Campus Juazeiro do Norte e Brejo Santo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/Campus Juazeiro do Norte e Crato-CE e em outros espaços como centros culturais, praças públicas, escolas de educação básica, ONGs, quilombos, dentre outros.
Sejam bem-vindes!
Instagram: @artefatosdaculturanegra
Em breve, divulgaremos a programação completa do evento.
XVI ARTIFACTS OF BLACK CULTURE
Artifacts of Black Culture
XVI International Congress on Artifacts of Black Culture: Sankofa Movement: Reparation and Well-Being
FROM SEPTEMBER 20 TO 27, 2025
The emergence of Adinkras as a set of graphic symbols of Akan culture, originating from Ghana, dates back to centuries of African history and oral tradition. These symbols, used to transmit philosophical, aesthetic, religious and social knowledge, are an example of African knowledge that transcends time and space. One of these symbols, the Sankofa, carries a deep and essential meaning. It teaches us that looking to the past is necessary to understand the present and plan for a more just future. In the context of teaching and education in Brazil, the Sankofa concept and movement become crucial tools for the construction of an anti-racist pedagogy, which values African and Afro-Brazilian history and culture, recovering memories and identities that were erased by colonialism.
Laws No. 10.639/03 and no. 11.645/98 that amended LDB No. 9.394/96 making the teaching of African, Afro-Brazilian and Indigenous history and culture mandatory in schools was a milestone in the anti-racist struggles in Brazil. They respond directly to the need to revisit the country's colonial and slave-owning past, with the aim of forming new generations aware of their African and Indigenous roots. To these are added the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education (2012), recognizing the kinship of the claims of these founding human groups of this nation. Sankofa, in this context, functions as a living metaphor for the process of anti-racist education: by teaching the contributions of African, Afro-Brazilian, and Indigenous peoples to the formation of society, the act of "searching in the past" reveals not only history, but also new possibilities for the future.
The XVI International Congress on Artifacts of Black Culture, hosted in Cariri Ceará from the congregation of different departments and research groups of the Regional University of Cariri - URCA, Malunga and partner universities: Federal University of Cariri, Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará, as well as civil society organizations: Grupo de Valorização Negra do Cariri, ALDEIAS Ponto de Cultura, will focus in 2025 on what we are naming as "Sankofa Movement: reparation and well-being", in order to critically and (a)effectively analyze what we have collectively advanced, in what situation we find ourselves to, finally, undertake what we can still put energies into to conquer what is rightfully ours in a society dreamed of by our ancestors so that we enjoy good living as a reality of law.
Affirmative Action in higher education, such as quotas for Black and Indigenous people, are direct achievements of these political and social struggles undertaken in Americas over the centuries. Movements such as the one led by Abdias Nascimento, who fought tirelessly for the visibility and respect of Black cultures, from the field of visual arts to the sciences, understanding the importance of aesthetic technologies as a world, representation and imagination as indelible in the sedimentation of our Afro-Diasporic or Afro-Atlantic identity to evoke the Quilombola historian Maria Beatriz Nascimento; Lélia Gonzalez's reflections on Black Feminism, structural racism and the need for public policies; or even, to mention Ailton Krenak, the ideas we lack to demolish these whitencentric hygienist worlds and cease the project of ruining other worlds bequeathed to us by a broad Black and Indigenous ancestry, are fundamental to understanding the entry of Black and Indigenous people into Brazilian universities, and the good living of all in society.
This advance is also a materialization of Sankofa: by looking at past struggles, such as the demands for social and racial justice, we have been able to advance in the present, creating spaces for resistance and critical training within academic institutions that tend to spread throughout society as a whole. In this sense, higher education becomes a fertile field for the construction of a more inclusive and more plural future, where the knowledge produced dialogues with the realities and needs of historically marginalized groups. bell hooks emphasizes the importance of critical pedagogy, which values the voices of the oppressed and promotes social justice with love for peers as a central premise, not a romanticized love, but a love for human life that shoulders us in the same disputes to exist with dignity.
The Black Movement and the Black and Indigenous Women's Movement play an essential role in pushing for more inclusive and representative educational policies. With Sankofa as a guide, the challenge is not only to occupy these spaces, but also to transform them, ensuring that knowledge is a tool for emancipation and the construction of more equitable futures, in order to honor those who in the past started this movement.
The Artifacts of Black Culture is a permanent extension action held annually in Cariri Ceará and which in the last week of September takes the form of an International and multidisciplinary Congress from a collaborative network between the main higher education institutions in the State of Ceará, the Black Movement and the terreiros of culture of Black and Indigenous traditions in the region. The activities proposed for the XVI International Congress on Artifacts of Black Culture, which will take place from September 20 to 27, 2025, consist of lectures, round tables, artistic exhibitions, workshops, mini-courses, thematic discussion groups, research communications sessions and experience reports, book launches, cultural activities, cine- debates, cultural and pedagogical fairs, training actions for children, scientific meetings between Brazilian and foreign researchers.
The Artifacts of Black Culture has been an important space for political, pedagogical and cultural education, guiding the need to build an anti-racist education that positives the Black presence in Brazilian history and culture, while pointing out propositions in the field of public policies to overcome ethnic-racial inequalities. The activities will be held in the auditoriums, courtyards and classrooms of the Regional University of Cariri – URCA in the municipalities of Crato, Juazeiro do Norte and Iguatu – CE, of the Federal University of Cariri - UFCA/Campus Juazeiro do Norte and Brejo Santo, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará/Campus Juazeiro do Norte and Crato-CE and in other spaces such as cultural centers, public squares, basic education schools, NGOs, quilombos, among others.
Welcome!
Instagram: @artefatosdaculturanegra
Full schedule coming soon.
REALIZAÇÃO:
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS -NEGRER/UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, DIVERSIDADE, RAÇA, ETNIA E MOVIMENTOS SOCIAIS - NEEHDREM/ SECRETARIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS, DIVERSIDADE E EQUIDADE - SAADE/UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA
NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIRO E INDÍGENA - NEABI/INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE/JUAZEIRO DO NORTE E CRATO
GRUPO DE VALORIZAÇÃO NEGRA DO CARIRI - GRUNEC
ALDEIAS PONTO DE CULTURA
PARCERIA:
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO/URCA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA/URCA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES NEGROS - ABPN
CENTRO CULTURAL DO CARIRI
CENTRO CULTURAL DO BANCO DO NORDESTE
NÚCLEO DE DESCOLONIZAÇÃO DO SABER - NEDESA/URCA
GRUPO DE PESQUISA NOVOS ZIRGUIDUNS (INTER)NACIONAIS GERADOS NAS ARTES - NZINGA/URCA
LABORATÓRIO DE PESQUISAS SOCIAIS EM ENFERMAGEM E SAÚDE COLETIVA - LABORATÓRIO VOZES/URCA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES NEGROS - ABPN
RÁDIO LIVRE UNIVERSITÁRIA/URCA
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO/URCA
PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO/URCA
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA URCA - NUARC
PRÓ-REITORIA DE CULTURA/UFCA
LABORATÓRIO DE IMAGENS E ESTÉTICAS COMUNICACIONAIS - LIMBO/UFCA
MAESTRA PRODUCTIONS
PROJETO OLIVEIRAS
PROJETO EDUCAERÊ
VOZES DA QUEBRADA
ORIGINAL REP CARIRI
NÚCLEO DE HISTÓRIA ORAL, MEMÓRIA E DIVERSIDADES - NHISTAL/URCA
COLETIVO NEGRO DO CAMPUS IGUATU/URCA
COLETIVO JURI'S EQUIDADE DO CURSO DE DIREITO/URCA
UNIVERSIDADE AMÍLCAR CABRAL - GUINÉ BISSAU
GEPAFRO/URCA
NIAFRO/URCA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ/UFCA
UNIVERSIDADE DO TENNESSEE
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
Cicera Nunes – NEGRER/URCA
Henrique Cunha Junior - UFC
Jéssika Bezerra Oliveira Leite ALDEIAS/MOACPÉS
Verônica Neuma das Neves Carvalho - GRUNEC
Valéria Gercina das Neves Carvalho - GRUNEC
Thiago Alves Moreira Nascimento - URCA
Cicero Joaquim dos Santos - URCA
Antônio Carlos Dias de Oliveira – GRUNEC/URCA
Jean Alex Silva de Alencar – ALDEIAS/MOACPÉS
Reginaldo Ferreira Domingos - UFCA
Thiago de Abreu e Lima Florencio – NEDESA/URCA
Joquebede Alencar Torres - NEABI-IFCE Crato
Cássio Expedito Galdino – NEGRER/URCA
Tarsila Guimarães - ALDEIAS
Paulo Tiago Oliveira Alves -NEGRER/URCA
Meryelle Macedo da Silva – NEGRER/URCA
Louise Carla Siqueira – NEGRER/URCA
Anderson Camargo – GEA/URCA
Alef Diogo Santana – Laboratório Vozes/URCA
Dawn Alexis Duke – Universidade do Tennesse (Estados Unidos)
Geanderson Elias – NEGRER/URCA
Edson Martins Junior – NUARC/URCA
Elane Abreu – UFCA
Adilson Victor Oliveira – UFC
Tedse Silva Gomes da Gama – Universidade Amílcar Cabral (Guiné-Bissau)
Itacir Marques da Luz - UNILAB
Lançamento do XVI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra - 20 de dezembro de 2024
Submissão das propostas de Minicursos e Oficinas - de 01 a 20 de Abril de 2025
Resultado dos Minicursos e Oficinas aceitos - 15 de Maio de 2025
Início das Inscrições de Ouvintes - dia 01 de Maio de 2025
Submissão de Propostas de Simpósios Temáticos - de 01 a 15 de Maio de 2025
Submissão de Comunicações Orais (Resumos) para os Simpósios Temáticos - de 30 de Maio a 30 de Junho de 2025
Divulgação das Comunicações Orais aprovadas e envio das cartas de aceite - dia 10 de Julho de 2025
Entrega dos Artigos Completos - até 27 de Outubro de 2025
Encerramento das inscrições de Ouvintes - dia 20 de setembro de 2025
Realização do Evento - de 20 a 27 de Setembro de 2025