Apresentação

VI SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade - Submissão de Trabalhos até 15 de agosto

O VI Seminário de Desenvolvimento, Estado e Sociedade ocorrerá presencialmente na cidade cearense de Crato, Região do Cariri, durante os dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2022, na Universidade Regional do Cariri (URCA). A cidade de Crato, juntamente com Juazeiro do Norte e Barbalha, formam uma das maiores aglomerações urbanas no interior do Nordeste com uma população estimada em 473.839 habitantes, de acordo com o IBGE. Os três centros são conurbados e distantes 10 km um do outro reciprocamente e localizam-se no extremo Sul do Estado do Ceará, ao sopé da Chapada do Araripe.

Pela primeira vez o evento está sendo realizado por dois Programas de Pós-graduação, o Programa de Planejamento em Dinâmicas Territoriais do Semiárido da Universidade do Estado do Rio Grande Campus de Pau dos Ferros e pelo Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Urbana da URCA, Campus do Pimenta em Crato.

Tais programas tem a participação de um conjunto de Instituições de Ensino Superior que capitaneiam as investigações sobre o território do Semiárido brasileiro e suas particularidades no que concerne às políticas públicas transversais e os processos de desenvolvimento regional enfatizando as transformações e movimentos econômico, social e político, em consonância com particularidades ambientais, culturais e identitárias.

Tendo a preocupação de ambientar as discussões sobre Desenvolvimento, Estado, Sociedade e seus desdobramentos regionais e urbanos ao atual contexto de gradual avanço sobre a Pandemia da COVID-19 e o quadro de crise humanitária o tema proposto para este ano será “Distopia, crise civilizatória ou fortalecimento dos sistemas sociais? Desenvolvimento em um cenário pós-Pandemia”

Como tem ocorrido nas ultimas edições do SEDRES, os debates e discussões que nortearão a submissão de trabalhos terão seis Sessões Temáticas (ST’s), descritas a abaixo, juntamente com o arquivo modelo para escrita:

  1. Estudos teóricos e metodológicos do Desenvolvimento;
  2. Inovação Social, Identidades e Desenvolvimento;
  3. Dinâmicas socioeconômicas do Território;
  4. Instituições, Governança Territorial e Desenvolvimento;
  5. Ambiente, Populações e Desenvolvimento;
  6. Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional em um cenário pós-Pandemia.
  • SEDRES Sem identificação dos autores (download);
  • SEDRES Com identificação dos autores (download), utilizar somente se o artigo for aprovado.

Obs.: Apenas os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais do evento.

Para que haja um planejamento na agenda de trabalho dos interessados em participar do VI SEDRES com a submissão de trabalhos nestas ST’s antecipamos o cronograma e em breve será divulgado o site do evento com mais detalhes.

- De 20 de maio a 15 de agosto: período de submissão de trabalhos;

- 10 de setembro: divulgação dos trabalhos aceitos;
   :: Relação de Trabalhos Aceitos

- De 20 de maio a 30 de novembro: período para inscrições.

Com muita satisfação, os dois Programas se irmanam para acolher o evento considerado tão importante. No cativo desta alegria, todas as riquezas de nossas regiões mais imediatas de atuação, do Cariri e Centro-Sul Cearenses e do Alto Oeste Potiguar serve de plataforma que impulsionará e tornará fértil a troca de experiências com os demais Programas de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional e Demografia, em Economia, em Geografia e áreas afins.

A terra que vos acolhe é marcada pela intensa atuação das duas Universidades Estaduais a que pertencem o PPGERU e o PLANDITES. Considerando que a interiorização da Educação Superior no Nordeste ocorreu de modo pioneiro pela ação das instituições estaduais, aqui não foi diferente. A equalização de possibilidades às populações do Semiárido, através do conhecimento e formação em nível superior de modo inclusivo e criativo tem sido a missão da URCA e da UERN desde as suas implantações.

Esta mesma terra de ação é ímpar por muitas particularidades, riquezas e diversidade cultural, vales verdejantes e férteis justapostos ao imenso Semiárido reificado por novos projetos e programas de convivência humana. Na raia divisória entre quatro Estados (Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) é possível a polarização pela riqueza do conhecimento. Do lado potiguar a delimitação dada pelas Serras de São Miguel e Martins conformam um território que borbulha possibilidades econômicas advindas de suas cidades convergindo para a cidade de Pau dos Ferros os principais fluxos populacionais, culturais e de acesso a serviços. Já no lado cearense, o abraço dado pela Chapada do Araripe a um vale fértil, que abriga a primeiro Geoparque Mundial da UNESCO das Américas e do Brasil, resguardado sob as bençãos do Padre Cícero, o santo popular do povo nordestino.

--------

Orientações para submissões aceitas

Prezados(as) autores(as) de artigos do VI SEDRES,

Apresentamos a seguir orientações sobre o envio dos trabalhos identificados:

- Somente os trabalhos aprovados deverão ser reenviados com identificação;

- Insira o nome dos autores/co-autores no trabalho, seguindo as orientações do template “com identificação dos autores” (link no final);

- Salvem o arquivo do trabalho com o sobrenome do autor principal, seguido do número do artigo correspondente (obs.: esse número pode ser encontrado na lista de trabalhos aprovados). Ex.: Furtado_58650

- Lembre-se de inserir os dados do GT logo abaixo do Resumo, conforme template;

- Enviem o trabalho para o email visedres@urca.br, inserindo no assunto: VI SEDRES – Artigos identificados;

- O trabalho deverá ser enviado exclusivamente em Word;

- Enviar até o dia 30 de setembro de 2022.

 

Links importantes:

Relação de artigos aprovados (bit.ly/visedres_artigos_aprovados)

Template com identificação dos autores (bit.ly/template_identificacao_autores)

Carta de aceite dos artigos (bit.ly/visedres_cartadeaceite)

 

Como chegar?

O Aeroporto Regional Humberto Bezerra, localizado em Juazeiro do Norte, está situado a 10km da cidade de Crato. Este aeroporto possui voos das principais companhias aéreas (Gol, Azul, LATAM, Voepass), ligando o Cariri às capitais nordestina de Fortaleza e Recife, e também a São Paulo e Campinas. Destes centros estão disponíveis conexões para todas as regiões do país.

Por vias terrestres, os acessos podem ser feitos pelas rodovias BR-116 e demais rodovias de conexão a esta, que permitem ligações entre o Cariri e todas as regiões do Nordeste. Dentre as principais companhias que interligam a região estão a Rede Progresso, Guanabara, Catedral, dentre outras.

--------

A Comissão Organizadora

 

 

Programação

VI SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade - Submissão de Trabalhos até 15 de agosto

Comitê técnico do Evento

VI SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade - Submissão de Trabalhos até 15 de agosto

Submissões

VI SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade - Submissão de Trabalhos até 15 de agosto

Cronograma do Evento

VI SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade - Submissão de Trabalhos até 15 de agosto

    De 20 de maio a 15 de agosto 
    Período de submissão de trabalhos

     

    10 de setembro 
    Divulgação dos trabalhos aceitos
    Relação de Trabalhos Aceitos

     

    De 20 de maio a 30 de novembro 
    Período para inscrições

Atividades do Evento

VI SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade - Submissão de Trabalhos até 15 de agosto









Fale conosco

VI SEDRES - Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade - Submissão de Trabalhos até 15 de agosto

Receba notícias Exclusivas