A Educação Permanente em Saúde se coloca como importante estratégia de formação e qualificação do trabalho em saúde em diálogo com as necessidades dos diferentes atores envolvidos, quais sejam, gestores, trabalhadores de saúde, profissionais em formação nos diferentes níveis e, principalmente os usuários em seus territórios. No Sistema Único de Saúde é uma política que deve ser inclusa no cotidiano do fazer em saúde e que permite que os processos de trabalho e as equipes construam práticas coerentes e sensíveis às reais questões sociais e de saúde presentes nos serviços de saúde e nas comunidades.
O PET Saúde Gestão e Assistência URCA/ SMS Crato desenvolveu suas atividades no decorrer de 12 meses através da organização de cinco grupos tutoriais (GTs) envolvendo tutores e estudantes dos cursos de ciências biológicas, educação física, enfermagem e medicina, bem como trabalhadores do SUS e profissionais residentes nos campos da gestão e da assistência, compondo uma equipe interprofissional de mais de 80 pessoas. Os GTs organizaram suas atividades nos temas de Qualificação em Tutoria e Preceptoria, Mapeamento das Práticas Educativas em Saúde, Práticas Integrativas e Complementares para Promoção da Saúde Mental e Ações Educativas Inteprofissional e de Monitoramento para COVID-longa.
O II SICEPS é a atividade de fechamento das ações do Projeto PET Saúde Gestão e Assistência URCA/ SMS Crato, como estratégia para disseminação científica sobre o temapor meio de conferências, apresentações de trabalhos e experiências exitosas, mesas redondas e diálogos integrados, sem perder de vista dos aspectos culturais e territoriais caririense. Desejamos que todos possam desfrutar de cada uma dessas oportunidades e contribuam nos diálogos do fazer em saúde e de uma prática interprofissional alinhada às necessidades de saúde e do SUS, de modo a mover a transformação do cotidiano das práticas no campo da gestão e da atenção.
A Comissão Organizadora do evento é composta por estudantes, residentes, preceptores, tutores e coordenadores vinculados às iniciativas de fomento à interprofissionalidade nos âmbitos da graduação e pós-graduação em saúde da nossa Universidade nos eixos da gestão e da assistência.