Apresentação

Viva a Mobilidade Urbana Sustentável

O Dia Mundial sem Carro é uma data celebrada desde o ano 2000 em cidades de diversos países para a conscientização e promoção da mobilidade ativa, uso de transportes coletivos sustentáveis e ambiente urbano seguro para pessoas. A data propõe uma mudança de comportamento pela redução do uso de veículo automotor individual, e pensar em formas sustentáveis de meios de transportes coletivos. O Dia Mundial sem Carro evidencia a importância dos modais de mobilidade ativa, como andar a pé e andar de bicicleta, para a melhoria da qualidade da vida urbana, e consequentemente, a necessidade de infraestrutura adequada, como calçadas acessíveis e ciclovias. 

Para comemorar o Dia Mundial sem Carro 2025 e refletir sobre os meios de deslocamentos e mobilidade ativa na cidade de Juazeiro do Norte, o Grupo de Pesquisa Linha Verde do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Cariri, em parceria com o Projeto Ciclos da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri realizam o evento Viva a Mobilidade Urbana Sustentável (VAMUS). Como forma de colaborar no debate sobre mobilidade urbana, VAMUS objetiva somar no processo de conscientização da sociedade e do poder público sobre a importância e o respeito com os pedestres e ciclistas, e dessa forma, com a qualidade dos espaços urbanos destinados à mobilidade ativa. 

VAMUS propõe reunir pessoas ativistas, esportistas, estudantes, pesquisadores, profissionais, agentes públicos para promover discussões sobre espaço urbano e modais ativos de locomoção na cidade de Juazeiro do Norte apresentando questões, desafios e potencialidades da mobilidade ativa e da cidade acessível. A cidade é formada por todos nós, e o acesso ao espaço urbano não deve ser privilégio de poucos, mas sim um direito de todas as pessoas. 

VAMUS!


VAMUS é uma realização do Grupo de Pesquisa Linha Verde do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Cariri em parceria com o Projeto Ciclos, da Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri. 

VAMUS tem o apoio da Casa de Cultura Daniel Walker da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Programação

Viva a Mobilidade Urbana Sustentável

19/09/2025

22/09/2025

Comitê técnico do Evento

Viva a Mobilidade Urbana Sustentável

    Me. Aglaize Damasceno - Projeto Ciclos - Pré-Reitoria de Cultura - UFCA
    Dr. Artur Vasconcelos Cordeiro - Grupo de Pesquisa Linha Verde - Curso de Arquitetura e Urbanismo - URCA
    Me. Clara Benjamim - Grupo de Pesquisa Linha Verde - Curso de Arquitetura e Urbanismo - URCA
    Me. Giovanna Freire - Grupo de Pesquisa Linha Verde - Curso de Arquitetura e Urbanismo - URCA
    Dr. Lucas Martins de Oliveira - Grupo de Pesquisa Linha Verde - Curso de Arquitetura e Urbanismo - URCA

    Para mais informações sobre o evento Viva a Mobilidade Urbana Sustentável, enviar email para: vamus@urca.br

Cronograma do Evento

Viva a Mobilidade Urbana Sustentável

    Na sexta-feira, 19 de setembro, será realizada a Aula Sobre Trilhos, com início na Estação Fátima do VLT, em Juazeiro do Norte, e destino ao Crato. A atividade será realizada no percurso de Juazeiro do Norte ao Crato pelas arquitetas e pesquisadoras Clara Benjamin e Giovanna Freire. Chegando no Crato, o arquiteto Waldemar Arrais apresentará a aula Transformações da RRFSA do Crato - CE.

    Já na segunda-feira, 22 de setembro, em celebração ao Dia Mundial Sem Carro, a Casa de Cultura Daniel Walker sediará apresentações e debates com representantes do poder público, estudantes, pesquisadores e ativistas.


    Inscrições

    A inscrição no VAMUS é online pelo Sistema de Eventos da URCA, e são limitadas a 40 vagas. Após o preenchimento das vagas, as demais inscrições entrarão na lista de espera.

    As inscrições para o Minicurso Aula Sobre Trilhos pode ser feita após a incrição no VAMUS, na página do Sistema de Eventos, no link Atividades.


    Palestrantes

    Aglaize Damasceno

    Artista Multidisciplinar. Doutoranda em Arte Contemporânea, Colégio das Artes Universidade de Coimbra - Portugal. Mestre em Artes Visuais (EBA-UFRJ). Licenciada em Artes Visuais pelo Instituto Bennet - RJ e Bacharel em Sociologia pela UFAC. Pesquisa e realiza projetos em artes, linguagens visuais e artes do som. É Coordenadora do Projeto Ciclos, que realiza ações no campo da bicicleta, artes, cultura e cidade. Atua nos temas: arte contemporânea, desenho, artes do som, design, arte joalheria, cultura e curadoria. É docente universitária desde 2002; Professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA) desde 2010. Está Pró-Reitora de Cultura da Universidade Federal do Cariri desde julho de 2023.

    Carolina Biró

    Secretária de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, Coordenadora executiva do PSIU Juazeiro (Programa de Saneamento Infraestrutura Urbana de Juazeiro do Norte), Arquiteta e Urbanista formada pela UniFap.

    Clara Benjamim

    Arquiteta e Urbanista caririense, Mestra em Planejamento Urbano e Direito à Cidade (PPGAU+D/UFC) e especialista em Docência do Ensino Superior. Atua como arquiteta, urbanista e pesquisadora do projeto Linha Verde (CNPq). Participou da equipe técnica de revisão do Plano Diretor Municipal de Juazeiro do Norte e do processo de Auditoria do Plano Diretor em Várzea Alegre.

    George Belisário

    Bicicleteiro, Mediador Cultural, Condutor em atividades de educação patrimonial (Natural e Cultural - utilizando bicicleta em deslocamentos planejados), Permacultor. Idealizador do projeto Mediação 2 Rodas.

    Giovanna Freire

    É arquiteta e urbanista (UEMA), mestre em urbanismo (UFRJ) e doutoranda em Arquitetura (Universidade de Lisboa). Atualmente é professora da URCA e do Centro Universitário Paraíso (UniFAP).

    Igor Miranda

    É arquiteto e urbanista (UEMA/Università degli Studi di Roma La Sapienza), mestre em urbanismo (UFRJ) e doutorando em Arquitetura (Universidade de Lisboa). Atualmente é professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Paraíso (UniFAP).

    Larissa Galvão

    É Arquiteta e Urbanista, professora do curso de arquitetura e urbanismo da UniFSM, Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UFCA. Participa de encontros sobre conforto no ambiente construído desde 2001 e publica sobre o desempenho das infraestruturas urbanas verdes e das construções com terra. Atualmente coordena escritório onde atua com projetos urbanos e arquitetônicos voltados para a infraestrutura baseada na natureza e edificações autônomas, aplicando conceitos da permacultura e sistemas construtivos com terra crua, dentre outras soluções.

    Lucas Gomes de Souza

    Arquiteto e Urbanista, Economista Solidário, Mestre em Planejamento e Gestão do Território, Doutor em Planejamento Urbano e Regional, Pesquisador junto ao Instituto Tecnológico de Nova Iorque e Universidade de Canberra, Austrália. Atuou como Secretário de Planejamento Urbano, Secretário Adjunto de Estado das Cidades, analista de desenvolvimento urbano no Governo do Mato Grosso. Foi Analista de Arquitetura e Urbanismo na São Paulo Obras e Prefeitura de Recife. É professor universitário desde 2013, lecionando atualmente na URCA e na FAP. Além disso, é Articulador Territorial no Instituto Centec.

    Lucas Martins de Oliveira

    Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado (USP). Professor Adjunto na área de Planejamento e Projeto da Paisagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), onde exerce a função de vice-coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e líder do Grupo de Pesquisa Linha Verde (CNPq).

    Ráyra Felix

    Arquiteta e Urbanista, fundadora do Vão Aberto Visualização Arquitetônica, dedicada à arquitetura sustentável e de interiores, unindo estética, funcionalidade e sustentabilidade. Apaixonada pela cultura do Cariri, encontra inspiração também ao pedalar e correr pela cidade e pela natureza.

    Samuel Melo

    Arquiteto e Urbanista, Mestrando em Desenvolvimento Urbano na linha de pesquisa de Planejamento e Gestão. Participou da equipe técnica de revisão do Plano Diretor Municipal de Juazeiro do Norte.

    Waldemar Arrais

    Possui graduação em Engenharia Civil pela UniFor e em Arquitetura e Urbanismo pela UFPB, instituição onde também concluiu o Mestrado em Administração. É especialista em Docência do Ensino Superior e em Gerenciamento da Construção Civil. Autor do livro “Crato: Evolução Urbana e Arquitetura 1740-1960”, atua como pesquisador, arquiteto e urbanista, além de professor universitário no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINASSAU.

Atividades do Evento

Viva a Mobilidade Urbana Sustentável















Fale conosco

Viva a Mobilidade Urbana Sustentável

Receba notícias Exclusivas




vamus@urca.br