O Artefatos da Cultura Negra é uma ação de extensão de caráter internacional, interinstitucional e multidisciplinar que busca criar um território de conhecimentos e de promoção de uma educação antirracista envolvendo universidades, ativistas dos movimentos sociais, escolas de educação básica e comunidades tradicionais, ao tempo em que se constitui enquanto espaço importante de proposição de políticas públicas antirracistas em todas as suas dimensões.
Em 2024, com o tema POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL a ação pretende estabelecer um diálogo em torno da ampliação das políticas afirmativas de educação e cultura a partir da relação com os territórios de ancestralidade e de tradição oral como diálogo necessário na construção de uma concepção de educação comprometida com o enfrentamento ao racismo.
Com isso, reafirmamos a ampliação e o aperfeiçoamento do acesso e permanência das populações negras, indígenas, quilombolas às políticas de educação e cultura pautadas no reconhecimento desses coletivos enquanto sujeitos de conhecimento e de direitos.
As políticas afirmativas e as alterações importantes na LDB Nº. 9.394/96 com as Leis Nº. 10.639/03 e Nº. 11.645/08 tensionam as Universidades, as Escolas de Educação Básica, as Ações no campo da Cultura e as ações dos Poderes Públicos de forma geral para que se reconheçam a relevância das experiências desenvolvidas nos terreiros afro diaspóricos e indígenas do Cariri cearense como fundamentais no conhecimento das histórias, saberes, nas formas de organização desses povos e na construção de uma educação para a diversidade.
Com uma programação ampla envolvendo mesas redondas, rodas de conversa, audiências públicas, feiras culturais, terreiradas culturais, exposições artísticas, rodas de miolagem, mostra de cinema, lançamento de livros, oficinas, minicursos, fóruns e comunicações científicas, a ação terá lugar no Cariri cearense percorrendo vários territórios nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Porteiras, Milagres com programação itinerante, culminando na realização do XV Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, no período de 21 a 28 de setembro de 2024.
#Educação Antirracista Já!
#2%do Orçamento para a Cultura
OBJETIVOS
• Dialogar com instituições de ensino superior do Estado do Ceará, movimentos negros, estudantes, professor@s da educação básica e pesquisadores vinculados às questões da população negra no Brasil e em outros países sobre a produção do conhecimento africano e afro-diaspórico.
• Promover discussões no campo da formação dos profissionais da educação de todas as áreas do conhecimento, voltadas para a implantação da obrigatoriedade da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, Lei Nº. 10.639/03, Lei Nº. 11.645/08, da Educação Escolar Quilombola, (DCN’s, 2012) e das políticas de ações afirmativas.
• Fortalecer os elos ancestrais que nos unem e assegurar uma agenda que sinalize o fortalecimento da luta antirracista no Brasil;
• Promover a discussão acerca de temas e políticas destinadas a população negra como Saúde Mental e Política Nacional de Saúde Integral da População Negra;
• Fomentar o protagonismo de grupos populares enquanto agentes de formação em eventos técnico-científicos artísticos e culturais da região.
• Fortalecer o diálogo da academia com os espaços informais de educação como os terreiros dos (as) mestres (as) da cultura e quilombos.
• Dar visibilidade a arte afrobrasileira produzida na região do Cariri.
• Viabilizar a interação entre diferentes grupos e linguagens artístico-culturais na região do Cariri cearense.
• Realizar formação de educadores (as) formais e educadores populares nas comunidades quilombolas.
• Oportunizar o intercâmbio e troca de saberes entre mestres (as), grupos e artistas de diferentes linguagens.
• Promover acessibilidade do grande público à produção de conhecimento sobre população negra e arte de matriz afro-brasileira.
• Fomentar a produção de conhecimento sobre educação antirracista numa perspectiva interseccional e nas mais diversas áreas do conhecimento.
REALIZADORES:
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais – NEGRER/Núcleo de Descolonização do Saber-NEDESA/ Novos Ziriguiduns (Inter)Nacionais Gerados nas Artes – NZINGA/Universidade Regional do Cariri, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena - NEABI/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará; Núcleo de Estudos em Educação, História, Diversidade, Raça, Etnia e Movimentos Sociais -NEEDHDREM /Universidade Federal do Cariri - UFCA, Grupo de Valorização Negra do Cariri - GRUNEC; ALDEIAS Ponto de Cultura
PARCERIA:
Centro Cultural do Cariri; Núcleo de Descolonização do Saber - NEDESA, Grupo de Estudo e Pesquisa em História Afrodiaspórica - GEPAFRO/URCA; Terreiro das Pretas; Novos Ziriguiduns (Inter)Nacionais Gerados nas Artes – NZINGA; Programação de Pós-Graduação em Educação Brasileira UFC; Mestrado Profissional em Educação URCA; Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - URCA; Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFCA; LIMBO-UFCA; Universidade do Tennessee; Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe - MOACPÉS, Associação Vida Berê - AVB, Pró-Reitoria de Extensão da URCA, Pró-Reitoria de Administração da URCA, Associação REMOP, Casa da Memória de Porterias, Sindicato dos Docentes da URCA – SINDURCA, Núcleo de Educação para Promoção da Igualdade Racial - NEPIR/Juazeiro do Norte, Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte. Projeto Oliveira’s; Centro Cultural do Banco do Nordeste/Juazeiro do Norte; Serviço Social do Comércio; Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte.
INSCRIÇÕES OUVINTES - 22 DE JULHO A 23 DE SETEMBRO DE 2024
VALOR DA INSCRIÇÃO: COLABORAÇÃO SOLIDÁRIA - 2 KG DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS ENTREGUES NO MOMENTO DO CREDENCIAMENTO (NÃO RECEBEMOS SAL)
INSCRIÇÕES COM SUBMISSÃO DE TRABALHOS - 22 DE JULHO A 10 DE SETEMBRO DE 2024
VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 50,00
CAMINHOS DO ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA - DURANTE O MÊS DE JULHO - ACESSAR O LINK PROGRAMAÇÃO OU INSTAGRAM @artefatosdaculturanegra
CONGRESSO - DE 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2024
Comissão Organizadora do XV Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra
E-mail: artefatoscnegra@urca.br