O ano de 2023 marca o aniversário de 20 anos da Lei 10.639/03, Lei Federal que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira como componente da grade curricular do Ensino Fundamental e Médio. Em face disso, observando que os currículos dos cursos de licenciatura, tal como o de Letras, formam profissionais que atuarão na Educação Básica, entendemos ser primordial que o tema da V Semana de Letras, do campus avançado de Missão Velha, verse a respeito dessa Lei, de maneira que investigue não apenas o conhecimento acerca do que ela propõe, como também oportunize aos participantes refletir sobre um conjunto práticas que indague sobre sua efetividade no âmbito da educação e como ela tem sido problematizada nas variadas esferas do mundo acadêmico. Por conseguinte, cumpre-nos indagar se a discussão em torno dessa Lei se constitui , de fato, em uma episteme capaz de direcionar práticas que, a posteriori, promovam a mudança de mentalidade tão necessária ao processo de evolução social no qual precisamos todos nos envolver.
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DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO EVENTO:
GRUPOS TEMÁTICOS:
1) Educação e Inclusão
Este GT intenta reunir pesquisas em andamento ou concluídas que abordem a educação na perspectiva das diferentes formas de inclusão, tais como: Étnico-racial, de gênero, de classe, de pessoas com deficiências, a escola enquanto espaço de inclusão, etc. De igual modo, acolherá estudos sobre políticas públicas que versem sobre inclusão, acesso e permanência no ambiente escolar. Por isso, receberá pesquisas de graduandos, graduados e pós-graduados inseridas na grande temática educação e inclusão.
Coordenadores:
Profa. Ma. Mabell Salles Batista Pinho
E-mail: mabell.sales@urca.br
Prof. Dr. Ricardo Cruz Macedo
E-mail: ricardo.macedo@urca.br
2) Práticas de Estágio e Ensino em Língua Materna, Estrangeira e Literatura
Este GT está voltado para as práticas de estágio supervisionado (I e II) com foco nos ensinos de língua materna, estrangeira e literatura. A partir disso, visa acolher trabalhos que abordem, à luz de diferentes referenciais, questões teóricas e metodológicas que compreendem o estágio como prática fundamental para a formação acadêmica e profissional dos graduandos/graduados das licenciaturas em Letras da Universidade Regional do Cariri. Ademais, são bem-vindos estudos que relatam experiências vivenciadas ao longo do estágio, bem como pesquisas que refletem teórico e metodologicamente sobre o estágio enquanto ação mediadora entre ensino, pesquisa e extensão.
Coordenadoras: Profa. Dra. Maria Lidiane de Sousa Pereira
E-mail: lidiane.pereira@urca.br
Profa. Dra. Francisca Damiana Formiga Pereira
E-mail: francisca.pereira@urca.br
3) Estudos Literários: Múltiplas Abordagens
A abordagem interdisciplinar desponta como uma via de expansão dos horizontesvinterpretativos do texto literário na medida em que à crítica, enquanto fenômeno cultural e ofício profissional, é possibilitado acercar-se de métodos, técnicas e correntes teóricas provenientes de áreas afins ao campo das letras, como a sociologia, a psicologia, a história e a antropologia. Nesse sentido, o presente grupo de trabalho objetiva reunir discussões em torno da análise do fenômeno literário em suas manifestações sob as formas de prosa ou poesia em diálogo com a crítica de natureza historiográfica, sociológica ou psicanalítica, atendendo também às abordagens que privilegiem o olhar para as perspectivas dos estudos culturais e de gênero. De modo adicional, acolheremos comunicações que tratem sobre estudos comparados, análises intersemióticas, e relatos de experiência acerca da interação entre literatura e ensino.
Coordenador: Me. João Ricardo Pessoa Xavier de Siqueira (URCA)
E-mail: joao.pessoa@urca.br
4) Estudos em Linguagens e Metodologia
Este GT objetiva a produção textual oral e escrita, sobre Estudos da Linguagem, contemplando investigações no âmbito da Linguística Teórica , Sociolinguística (variação e mudança linguística sincrônica e diacrônica), Aquisição e desenvolvimento da linguagem, Argumentação (Nova Retórica), Linguística Textual e Análise Textual do Discurso; Linguística Aplicada ao ensino de Língua Materna; Análise linguística e Metodologias do ensino (Fonética/Fonologia, Morfologia, Morfossintaxe, Sintaxe, Semântica, Pragmática e Análise do Discurso), Gênero acadêmico (Metodologia do Trabalho Científico).
Coordenadores: Dr. Geraldo Tacidálio Fernandes
E-mail: profmsgtfernandes@hotmail.com
Dra. Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
E-mail: socorro.sousa@urca.com
OFICINAS:
1) (Para além da docência:) A revisão textual como campo de atuação para o profissional de Letras
A presente oficina tem como propósito apresentar ao estudante de letras a revisão textual como atividade a ser potencialmente explorada em seu futuro profissional. Para tanto, faremos uso de uma abordagem pragmática na apresentação dos conceitos, definição das funções e delimitação do campo de atividades relativas ao ofício do revisor textual. Partiremos de exemplos práticos, modelos empíricos e estudos de caso de modo a delinear as etapas/mecanismos que integram a revisão textual enquanto operação imprescindível à concepção do texto em sua versão final. Ao fim do percurso formativo, espera-se que o participante tenha adquirido noções introdutórias
acerca dos processos envolvidos na dinâmica da revisão textual, e que possa mobilizar tais conhecimentos ao longo de sua trajetória enquanto profissional de letras.
Proponente: Me. João Ricardo Pessoa Xavier de Siqueira (URCA)
E-mail: joao.pessoa@urca.br
2) Elaboração de projetos de pesquisa científica
O objetivo desta oficina é fomentar a compreensão e a elaboração de projetos de pesquisa científica observando as seguintes etapas: 01- Definição temática, 02- Construção do problema de pesquisa, 03- Importância da justificativa, 04- Objetivos geral e específicos, 05- Referencial teórico e 06- Instrumentais metodológicos. O público alvo será composto por estudantes de graduação dos diferentes semestres e cursos. Na proposta prática confeccionaremos um pré-projeto de pesquisa científica com vistas a colaboração para construção do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC nos cursos de graduação.
Proponente: Prof. Dr. Ricardo Cruz Macedo (URCA)
E-mail: ricardo.macedo@urca.br
3) ANÁLISE LINGUÍSTICA: novas possibilidades para o trabalho com a linguagem
A tradição gramatical está presente em aulas de Língua Portuguesa, com base em princípios lógicos, desde o Século XVII, com o advento da Gramática de Port Royal, incorrendo no Ensino Normativo. No Século XX, com o advento do Estruturalismo, a norma deu lugar à descrição, resultando no Ensino Descritivo. A partir do Século XX, com o advento de teorias linguísticas que tratam da construção de sentidos, o Ensino Produtivo vem se construindo no contexto escolar, da Educação Básica. Nessa perspetiva, este minicurso objetiva analisar propostas teóricas e alguns encaminhamentos práticos para o investimento no trabalho com a análise linguística, com base nas indicações de Geraldi ([1984] 2006), Bezerra e Reinaldo (2013), além de Mendonça ([2006] 2022), promovendo uma conexão com as indicações da Base Nacional Comum Curricular (2017) para o trabalho com a prática de linguagem Análise Linguística/Semiótica. Este minicurso adota o procedimento sequência didática, com base em Schnewuly e Dolz (2004), como o procedimento organizador do trabalho com a linguagem, adotando como foco a produção de sentidos e que compreende uma abordagem teórica e categorização de atividades, que no campo da análise linguística podem ser tipificaadas como atividades linguísticas, epilinguísticas e metalínguísticas. A pertinência desta abordagem pode ser justificada em razão da necessidade de se discutir possibilidades inovadoras para o trabalho com a linguagem, que se configurem como atividades interativas, reflexivas e sistematizadoras, contribuindo com a ampliação da construção de sentidos.
Proponente: Dra. Cícera Alves Agostinho de Sá
E-mail: cicera.agostinho@uce.br
4) A Argumentação no Discurso e a Linguística Textual: possibilidades de interface em pesquisas
A presente oficina trata do processo de produção textual na Educação Básica, com foco na dissertação-argumentativa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com base em categorias da Teoria da Argumentação no Discurso (TAD) e da Linguística Textual (LT). Para tanto, os objetivos desta oficina consistem em analisar categorias da TAD e LT em redações do ENEM com foco nas competências 3 e 4; e verificar elementos coesivos adotados na construção da argumentação. A oficina discute a abordagem teórico-metodológica advinda da Teoria da Argumentação no Discurso, a Nova Retórica, de Perelman (1993) e Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014 [1958]); em diálogo com estudos relacionados a essa teoria, feitos por Abreu (2008), Reboul (2002), Souza (2003, 2008) e Sousa (2017;2021). A abordagem concernente à LT relativa à anáfora correferencial se pauta nas contribuições de Koch (2015), Ferreira e Rabelo (2015), além de Haag e Othero (2003). A organização metodológica desta abordagem se pauta em categorias da TAD e da LT, a saber: no contexto da LT, pautamo-nos nas categorias da anáfora correferencial: substituição, repetição e elipse, utilizadas pelos candidatos autores das redações analisadas como recursos linguísticos que permitem a retomada ou mesmo a repetição de uma informação, contribuindo com a tessitura textual. Portanto, as duas teorias estão presentes na produção textual.
Proponente: Dra. Cícera Alves Agostinho de Sá
E-mail: cicera.alves@uece.br
Proponente: Dra. Maria do Socorro Cordeiro de Sousa (URCA)
E-mail: socorro.cordeiro@urca.br
MINICURSOS:
1) A construção sociorretórica do TCC em Letras
As práticas de letramento compreendem atividades que envolvem escuta, fala, leitura e escrita, fundamentais para um bom desempenho acadêmico. Embora corriqueiras, nem sempre essas práticas se mostram simples e alguns enfrentam dificuldades para compreender e produzir textos nos mais variados gêneros discursivos que circulam na universidade, na academia. Tais dificuldades parecem se intensificar durante a produção de textos escritos, a exemplo do famigerado Trabalho de Conclusão de Curso (doravante TCC). Estudiosos como Vieira e Faraco (2019b) entendem que algumas das adversidades que emergem durante a produção de um TCC, por exemplo, decorrem, talvez, do desequilíbrio na quantidade de atividades de escuta, fala, leitura e escrita. Ocorre que, no geral, falamos e escutamos bem mais do lemos e, principalmente, escrevemos. Seja como for, espera-se que, ao longo do seu percurso, o/a acadêmico/a compreenda e produza textos, principalmente escritos, de modo satisfatório. Para isso, é necessário conhecer, desenvolver e dominar diferentes habilidades que envolvem desde a escuta até a escrita de textos acadêmicos. Visando contribuir para o desenvolvimento de tais habilidades, este minicurso está voltado para a construção sociorretórica do TCC, no curso de licenciatura em Letras da Universidade Regional do Cariri. A partir disso, objetivamos apresentar, analisar e discutir os diferentes passos retóricos que envolvem a construção das diferentes seções (Introdução, Referencial teórico, Metodologia etc.) que compreendem um TCC prototípico da cultura disciplinar de Letras. Para tanto, nos amparamos teoricamente nos estudos de Swales (1990, 2004); Motta-Roth e Hendges (2010); Vieira e Faraco (2019a, 2019b); Silva, Bernadino e Valentim (2020), entre outros.
Com isso, esperamos contribuir para a compreensão e, principalmente, construção
sociorretórica do TCC por acadêmicos de Letras.
Proponentes: Profa. Dra. Maria Lidiane de Sousa Pereira (URCA)
E-mail: lidiane.pereira@urca.br
Profa. Dra. Francisca Damiana Formiga Pereira (URCA)
E-mail: francisca.pereira@urca.br
2) Plataforma Brasil: Saberes Necessários para Submissão de Pesquisa com Pessoas/Colaboradores (as) na Universidade
O minicurso intitulado Plataforma Brasil: Saberes Necessários para Submissão de Pesquisa com Pessoas/Colaboradores (as) na Universidade, objetiva repassar informações pertinentes sobre a submissão de trabalhos na área das Ciências Humanas para alunos do curso de Graduação, tendo em vista a relevância com pesquisas de campo. Para tanto, discutiremos as leis que discutem a temática em questão.
Proponente: Esp. Fabiana Alves de Lucena (UNIVASF)
E-mail: fabylucenabs@gmail.com
5) Argumentação no Ensino de Língua Portuguesa: a Produção Textual em Foco
A presente proposta de trabalho, intitulada Argumentação no Ensino de Língua Portuguesa: a Produção Textual em Foco, apresenta uma proposta teórico-metodológica do estudo da Argumentação no Discurso. Para tanto, o objetivo cumpre apresentar e discutir os processos argumentativos, sobretudo, teses e argumentos utilizados para a produção textual. Nesse sentido, baseamo-nos nas contribuições teóricas de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) e de estudos ligados à argumentação no discurso (Abreu, 2006; Souza, 2003, 2008; Reboul, 2004), dentre outros. Apresentamos também uma discussão sobre o ensino de Língua Portuguesa e a produção textual, com base nas concepções de linguagem e gêneros do discurso (Geraldi, 1996, 1997; Bakthin/Volochínov, 2012; Antunes, 2003).
Proponente: Maria do Socorro Cordeiro de Sousa (URCA)
E-mail: socorro.cordeiro@urca.br
6) Análise linguística para o ensino de língua portuguesa na educação básica
O minicurso intitulado ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA tem como objetivo discutir sobre o ensino da descrição linguística (fonologia, morfologia , sintaxe e semântica) na Educação Básica, para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita(alfabetização) e interpretação e produção de texto, como competências fundamentais previstas pelos PCN’s e BNCC, no sentido de organizar atividades de escuta, leitura e produção de textos orais escritos, nos diversos gêneros textuais/discursivos, para atender aos propósitos comunicativos, em situações de interação, nas demandas sociais.
Proponente: Geraldo Tacidálio Fernandes
E-mail: geraldo.fernandes@urca.br
COMISSÕES*
Cerimonial – Prof. Eufrásio Figueiredo Jr.
Coordenadores de GT’s – Professores de cada área
Comissão Editorial – Prof. Adílio Souza e profa. Lidiane Pereira
Comissão Geral – Profa. Samara Inácio e profa. Ana Carolina N. B. Andrade
Comitê de Articulação – Prof. Ricardo Macedo, profa. Mabel Sales
Comitê de Avaliação – Profa. Socorro Cordeiro, profa. Janaína Rodrigues, prof. Fernandes, profa. Martt Antero e profa. Damiana Formiga
Mediadores de Palestras – Professores pertencentes à área de atuação dos palestrantes
Monitores – Alunos a serem escolhidos
Inscrição sem apresentação de trabalho: de 10/10/2023 a 20/11/2023
Inscrição com apresentação de trabalho: de 01/11/2023 a 10/11/2023.
Envio dos resumos expandidos CORRIGIDOS para composição dos Anais do evento: até dia 02/01/2024.
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semanadeletrasmv@urca.br