Apresentação

POR UMA HISTÓRIA PLURAL

A XXI Semana de História da Universidade Regional do Cariri, com tema “POR UMA HISTÓRIA PLURAL: O QUE PESQUISAM OS DISCENTES E DOCENTES DO CURSO DE HISTÓRIA DA URCA?”, tem como objetivo principal reunir alunos, professores, pesquisadores na área de história e afins, para promover diálogos sobre a construção do conhecimento histórico produzido pela referida instituição. Sabemos que cada esfera da atividade humana compreende um tipo específico de produção discursiva, o mesmo ocorre com a produção do conhecimento histórico, haja vista que a operação da escrita da história precisa de suas normas limites, que a caracterizam enquanto esfera do conhecimento.  

 Além disso, buscamos ainda discutir qual o papel da escrita historiográfica,  dxs historiadorxs e do referido curso para a produção desse conhecimento que, com as novas reformas educacionais, passa por um processo de desvalorização e sucateamento ampliados pelo negacionismo histórico e conservadorismo.

 Essa semana de História também foi pensada com o intuito de construir um evento onde alunos e professores terão espaço e poderão discutir as temáticas propostas apresentando seus estudos e problemáticas, fomentando a interação crítica entre todos e suas pesquisas. Além disso, propomos a publicação de resumos simples, expandidos e trabalhos completos em anais de eventos, com ISSN, fornecido pela referida IES. 

Nas Mesas, Grupos de Discussões e Oficinas estaremos pensando eixos temáticos que envolvam: Ensino de História, Gênero, Raça e Poder. A tônica do debate será em torno das maneiras como, porquê, para quê e para quem esse conhecimento tem sido produzido e vivenciado.  

Programação

POR UMA HISTÓRIA PLURAL

Comitê técnico do Evento

POR UMA HISTÓRIA PLURAL

Submissões

POR UMA HISTÓRIA PLURAL

Cronograma do Evento

POR UMA HISTÓRIA PLURAL

    14 de fevereiro de 2022 - Apresentação do Projeto da Semana de História.

     

    15 - 20 de fevereiro - Abertura das inscrições no Siseventos da URCA. 

     

    10 de março a 20 de maio -  Submissão dos trabalhos.

     

    10 de março a 30 de março - Proposição de minicursos e oficinas. 

     

    25 de Maio - Encerramento das inscrições.

     

    30 de maio/03 de junho - Realização do evento.

Atividades do Evento

POR UMA HISTÓRIA PLURAL







Fale conosco

POR UMA HISTÓRIA PLURAL

Receba notícias Exclusivas