Apresentação

I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares

COMUNICADO SOBRE AS INSCRIÇÕES NOS GT’s

A Comissão Organizadora do I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares informa que as inscrições de Comunicações Orais nos Grupos de Trabalho devem ser encaminhadas aos e-mails dos(as) Coordenadores(as) dos referidos GT's. Para acessar as informações sobre os GT’s, seus Coordenadores (as) e e-mails, clique em Submissões, em seguida em Submissões Aprovadas.

 

A região do Cariri cearense é reconhecidamente um campo fértil onde se cultiva inúmeras manifestações do Patrimônio Cultural Imaterial, além de ser detentora de um rico Patrimônio Material. Dentre as inúmeras manifestações culturais populares merecem destaque a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha e a Literatura de Cordel, hoje reconhecidas pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Povo Brasileiro. A primeira foi reconhecida em 2015, sendo inscrita no Livro das Celebrações, e a segunda, em 2018, inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão.

A Universidade Regional do Cariri (URCA), a mais antiga instituição de ensino superior deste território interestadual e a grande referência nos estudos culturais sobre a região, tem se constituído num dos espaços institucionais onde se tem fomentado o debate sobre temas afins às culturas populares, que revelam muito da identidade regional. Assim, após os 32 anos do I Ciclo de Estudos de Literatura de Cordel, realizado no Crato, em 1988, e passadas três décadas do I Simpósio Internacional sobre a Literatura de Cordel, acontecido em Juazeiro do Norte, em 1990, a URCA, através do Instituto José Marrocos de Pesquisas e Estudos Socioculturais (IPESC) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e em parceria com a UFCA, a UECE, a UVA e a UNILAB, com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT, e da Secretaria de Ciência Tecnologia e Educação Superior – SECITECE,  propõe atualizar o debate sobre as permanências, apropriações, transformações e subversões das diversas manifestações do movente mundo da cultura popular.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), através do Centro de Educação e de Humanidades e da sua Pró-Reitoria de Extensão, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), através da sua Pró-Reitoria de Cultura, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), através da Coordenação de Arte e Cultura, e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), através de sua Pró-Reitoria de Extensão, compõem o esforço acadêmico de realizar em parceria com URCA, e por sua iniciativa, o I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares, que reunirá estudiosos brasileiros e de outras nacionalidades, que se articulam com a ancestralidade e a contemporaneidade das Culturas e Literaturas Populares, das quais participamos ativamente. Propomos uma articulação das universidades cearenses na realização de um Simpósio desta natureza, por considerar a imprescindibilidades de uma formação cultural mais articulada com a identidade e referências históricas de nossa gente.

Na perspectiva de uma sociedade cada vez mais acelerada, móvel e fragmentada, social e culturalmente falando, o I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares é um novo espaço, que se propõe a refletir sobre este universo múltiplo, no que ele tem de complexo e único, ao reunir estudiosos da área, agentes culturais, brincantes, artesãos, mestres da cultura, poetas, artistas populares, educadores, editores, leitores, etc., que se aproximem e debatam não só através da palavra e da escrita, mas também por meio da voz e da performance, no sentido transversal e multidisciplinar que as temáticas exigem.

Pretendemos assim, realizar o I Simpósio, como uma ação conjunta de universidades cearenses, que se reúnem para aprofundar os estudos e o compartilhamento de ideias sobre as Culturas e Literaturas Populares, num diálogo que se realiza de forma híbrida, no qual situaremos as falas e suas experiências, em especial, as cearenses, mas articuladas ao universal. Trazendo das tradições Ibérias as cantorias, os desafios, bem como referências das danças e lutas coletivas africanas, possibilidades, que talvez, por este formato virtual seja facilitada uma ampla visibilidade. Dos povos africanos, aqui aportados, chegou o batuque, as danças, contos e cantos ancestrais e da mata e dos povos originários os cantos religiosos e toda uma cosmovisão e diversas outras manifestações que nos enraíza no. Neste momento, propomos que as Estaduais Cearenses – URCA, UECE e UVA realizem com a participação ampla de outras universidades, nacionais e internacionais, a tentativa de mapear ao máximo as trajetórias e as influências das Culturas e Literaturas Populares, que compõem nossa herança e criação multicultural.

Por fim, salientamos que a proposta das instituições organizadoras e promotoras deste Simpósio é que ele seja itinerante, no território cearense, e realizado a cada dois anos em instituição e cidade diferentes. Assim, se essa primeira versão terá a URCA, a UFCA e o Cariri como sede, as versões seguintes deverão ser realizadas em outra IES e outra região.

Programação

I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares

06/12/2021

07/12/2021

08/12/2021

09/12/2021

Comitê técnico do Evento

I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares

    COMISSÃO CIENTÍFICA DO SIMPÓSIO 

    • Ana Cláudia Veras Santos (SEDUC-CE) 

    • Antônio Helonis Borges Brandão (SEDUC-CE) 

    • Célia de Jesus Silva Magalhães (URCA) 

    • Cleudene de Oliveira Aragão (UECE) 

    • Edite Colares Oliveira Marques (UECE) 

    • Edson Soares Martins (URCA) 

    • Francisco José Gomes Damasceno (DICTIS/UECE) 

    • José Edvar Costa Araújo (UVA) 

    • José Patrício Pereira de Melo (URCA) 

    • Maria Erica de Oliveira Lima (UFC/REDE FOLKCOM) 

    • Océlio Teixeira de Souza (URCA) 

    • Otilia Aparecida Silva Souza (URCA) 

    • Sandra Nancy Freire Bezerra (URCA) 

Submissões

I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares

Cronograma do Evento

I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares

    Proposição de Grupos de Trabalho (GT's) – 10 de julho a 31 de agosto

    Divulgação dos Grupos de Trabalho aceitos pela Comissão Científica – 18 de setembro

    Inscrições de comunicações nos GT’s – 20 de setembro a 20 de outubro

    Divulgação dos resultados das comunicações aceitas –  10 de novembro

    Inscrições para participantes com direito a certificado – 01 de agosto a 30 de novembro

    Divulgação da Programação definitiva – 17 de novembro

    Realização do I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares – 6 a 9 de dezembro

Atividades do Evento

I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares







Fale conosco

I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares

Receba notícias Exclusivas




simposio.popular@urca.br

inscricoes.simposio@urca.br